Aport Educaional

Telemedicina: quais as vantagens nesse tipo de serviço na saúde?

No momento atual, em meio à pandemia do novo coronavírus, a telemedicina passou a ser um tema mais abordado e um serviço mais utilizado pelas pessoas no Brasil e no mundo. Isso foi motivado, principalmente, pelo fato de que uma das formas fundamentais de combate ao vírus é o distanciamento social, que é característica deste tipo de ofício na saúde.

Quais sao as vantagens da telemedicina
Médico utiliza o seu celular durante o seu trabalho | Foto: NCI/Unsplash

O que é telemedicina

A telemedicina, como o seu próprio nome sugere, é o auxílio médico às pessoas de maneira remota, sem contato físico, por meio de tecnologias como celulares, computadores e tablets.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), em resolução publicada no Diário Oficial da União, entende-se como este serviço da saúde “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

O seu surgimento e a sua evolução até hoje caminham ao lado dos meios tecnológicos que são utilizados pelas sociedades. Na telemedicina no Brasil, especificamente, registros indicam que as experiências pioneiras relevantes ocorreram em meados da década de 1990, quando uma empresa privada começou a realizar diagnósticos de eletrocardiograma à distância.

Após isso, ao longo dos anos, fatores como o avanço do mundo digital e incentivo ao poder público possibilitaram o crescimento desta área da saúde. Agora, com a crise sanitária mundial, espera-se que haja uma nova espécie de revolução na forma de médicos e pacientes se relacionarem.

A telemedicina é uma ferramenta extremamente útil para o sistema de saúde, não para substituir a forma tradicional de assistência médica, mas sim como um complemento.

Vantagens da telemedicina

Para exemplificar as vantagens da telemedicina, imagine como certos problemas podem ser resolvidos: trabalhadores em lugares distantes de qualquer hospital ou serviço de saúde, como no oceano ou no topo de uma montanha, podem divulgar um exame de forma remota e receber um diagnóstico para que o tratamento correto seja iniciado o mais rápido possível. Desta forma, vidas são salvas.

Outro exemplo que pode se aproximar mais da nossa realidade é o que está acontecendo durante a pandemia, já citado anteriormente. A necessidade de praticar o distanciamento e isolamento social para conter a disseminação do coronavírus resultou no crescimento do uso da telemedicina.

Ao invés de ir a um hospital ou ao consultório médico, o paciente basicamente usa a sua conexão de internet em algum aparelho e pode ser atendido, diagnosticado e até realizar um tratamento sem que encontre um médico presencialmente.

Dentre as principais vantagens da telemedicina no Brasil, também conhecida por “saúde digital” ou pelo termo inglês “eHealth”, estão:

Menor tempo gasto:

Uma das grandes vantagens da telemedicina está relacionada ao tempo do médico e do paciente, de forma positiva. O serviço digital permite que se otimize o tempo necessário para agendar consultas, realizá-las e iniciar um tratamento.

Não é preciso se locomover até um consultório para que um paciente seja atendido, pois a consulta é feita de maneira remota. O mesmo acontece para receber um laudo, já que este é enviado pelo profissional da saúde instantaneamente, com o uso da internet.

Redução de custos:

Para os profissionais, custos como os de impressão de laudos, corpo clínico para a realização desta tarefa e armazenamento de documentos são reduzidos com o investimento tecnológico presente na telemedicina. Já para os pacientes, o corte de gastos com a locomoção à clínica, consultório ou hospital são uma vantagem.

O dinamismo do serviço:

Como se sabe, o meio digital possibilita uma maior velocidade nas relações e interações entre pessoas, tanto pessoal quanto profissional, e na telemedicina não é diferente.

O contato médico por ligação de voz ou chamada de vídeo, a emissão de laudos instantaneamente, além de poder realizar essas ações de qualquer lugar que haja conexão, são pontos favoráveis ao serviço.

A telemedicina no Brasil

Os benefícios desta forma de cuidar da saúde são diversos, no entanto existe resistência no que se refere ao seus limites. Afinal, até que ponto deve-se optar pela telemedicina para um tratamento, ao invés de ir presencialmente para uma consulta? Já explicamos o que é telemedicina e como ela pode ser útil à sociedade, mas essas comparações são recorrentes.

O contato entre o profissional e o paciente, o toque, a empatia, possuem enorme relevância, e o Conselho Federal de Medicina, por resolução, também vê que a “teleconsulta subentende como premissa obrigatória o prévio estabelecimento de uma relação presencial entre médico e paciente”.

O avanço tecnológico é constante, cada vez mais presente nos diferentes campos da sociedade e é preciso se adaptar e aprender a utilizá-lo da forma mais proveitosa possível. Como citamos, a telemedicina não é algo que substituirá o “método tradicional”, mas sim servirá de complemento e auxílio da área da saúde.

Conheça a Aport Educacional

Ainda sobre a área de saúde, a Aport Educacional é uma empresa de educação, localizada no Rio de Janeiro, que oferece graduação de medicina veterinária no formato de ensino híbrido, com qualidade e preço justo. Com o ensino híbrido, no qual se tem aulas teóricas online e aulas práticas presenciais, ao final do curso há a emissão de diploma pela instituição, credenciada pelo Ministério da Educação.

Este é um dos cursos de destaque da Aport Educacional, e caso deseje atuar como profissional de saúde, também com a telemedicina, na prevenção, diagnóstico, tratamento e bem-estar dos animais, entre no site e saiba mais detalhes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.