Aport Educaional

Conheça a rotina de um laboratório veterinário e saiba como trabalhar na área

Gostar de animais é o primeiro passo para quem deseja trabalhar em um laboratório veterinário. Além disso, a área exige paciência, determinação, esforço, estudo e muito comprometimento. Para melhor atender aos animais, o local deve contar com uma estrutura preparada para a realização de exames e diagnósticos e, às vezes, não só de animais domésticos, mas também dos silvestres. Além da graduação, a Aport Educacional oferece um curso profissionalizante que te deixa preparado para o mercado de trabalho da área. Confira!

Rotina de um laboratório veterinário
Conheça mais sobre o curso de auxiliar de laboratório veterinário | Reprodução CachorroGato

Como é a rotina em um laboratório veterinário

Um profissional dessa área deve saber que, ao trabalhar em um laboratório veterinário, sua rotina será desafiadora, porque lidar com animais todos os dias pode fornecer muitos aprendizados. Dentro desse lugar, atividades como os exames de sangue e de imagens (radiografia e ultrassonografia) são as mais comuns. Porém, também é preciso fazer eletrocardiogramas e ecocardiogramas.

O veterinário e o auxiliar de veterinário lidam diariamente não só com gatos e cachorros, como também com animais maiores, como aves. Além disso, coelhos e outros roedores também são habituais e necessitam, na maioria das vezes, de atendimento por problemas dermatológicos, dentários e gastroentéricos.

Treinamento necessário 

Os profissionais que atuam em um laboratório são biomédicos, biólogos, bioquímicos, médicos veterinários e alguns auxiliares em veterinária. É extremamente importante que essas pessoas tenham algum conhecimento específico, pois as amostras que chegam são de várias espécies e cada uma apresenta alguma particularidade. O local de trabalho conta com diversos aparelhos e toda uma estrutura montada para as análises clínicas. Além disso, é preciso que o veterinário e sua equipe, além de tudo, gostem da profissão e exerçam com qualidade.

Clínica humana X clínica veterinária

Como em uma clínica para seres humanos, os exames em um laboratório veterinário também necessitam de um pedido médico: dessa vez, de um veterinário. Os mais requeridos são aqueles de rotina, como hemograma, dermatológico, bioquímica, uroanálise e parasitologia. É muito comum que haja reclamações por parte dos resultados entregues. Isso porque, na maioria das vezes, o problema ocorre na hora da coleta do material. Por isso, é importante que o profissional esteja muito bem treinado e apto para tal função.

Existem também muitos mitos sobre o assunto. Muita gente acha que realizar exames laboratoriais em animais pode fazer com que eles se engasguem ou tenham outros problemas, devido aos aparelhos de hemograma. Isso não é verdade, as análises clínicas e humanas são parecidas, mas é preciso ter cuidado, e claro, estar preparado.

Setores para trabalhar

Como foi dito, o médico veterinário pode trabalhar inspecionando alimentos, na área do agronegócio. Pois, com o aumento da população nos últimos anos, a demanda por alimentos também cresce. A sua presença também é requisitada nas clínicas e laboratórios de análises veterinárias. Essa é a área mais comum e mais comentada em toda a graduação. Além do mais, centros de pesquisas e tecnologia em produção animal também são opções de atuação. Além da tradicional Medicina Veterinária, alguns cursos possibilitam trabalhar na área ao lado de um profissional graduado, com experiências semelhantes.

Curso de auxiliar de laboratório veterinário

Agora que você sabe como é a rotina de um laboratório veterinário e que um veterinário não trabalha sozinho e necessita de diversos suportes, oferecidos principalmente pelos auxiliares de laboratório, conheça as opções da Apport Educacional, uma empresa ancorada em soluções inovadoras de curso profissionalizante e com uma gama de possibilidades para quem deseja crescer no mercado profissional com cursos de pós-graduação e graduação Uni-BTA. O curso de auxiliar de laboratório veterinário oferecido pela Aport Educacional conta com aulas on-line teóricas e aulas práticas presenciais, além de oferecer o certificado pelo Cfevet Cursos. Para saber mais sobre essa alternativa de curso, clique aqui!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.