Aport Educaional

Telemedicina no Brasil: o que é e como funciona?

A área da saúde tem se envolvido cada vez mais com os meios digitais e a telemedicina no Brasil oferece maior acessibilidade. Essa prática proporciona um atendimento médico em diversos lugares e a qualquer hora. Por isso, vamos te explicar o que é telemedicina e como funciona. Confira!

Entenda o que é telemedicina e como funciona no Brasil.
Aprenda o que é a telemedicina e suas vantagens.

O que é telemedicina?

Assim como mostra a definição do prefixo “tele”, que significa “distância”, a telemedicina é um processo de monitoramento de pacientes sem a necessidade de contato físico, com o atendimento feito de forma remota.

Essa ferramenta também proporciona troca de informações médicas e análise de resultados de exames virtualmente. Assim, os exames são avaliados e entregues de forma digital. Por isso, a telemedicina está inserida no contexto de “saúde digital” ou eHealth.

De acordo com a definição da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), eHealth é qualquer uso ou junção de tecnologias da informação virtuais com o intuito de facilitar o tratamento dos pacientes da área da saúde.

Nessa perspectiva, é possível enxergar que a telemedicina serve como apoio da medicina tradicional. A prática aproveita o avanço da tecnologia para evoluir cada vez mais e facilitar a vida de pacientes ao redor do país e do mundo.

O uso da telemedicina é legalizado?

Sim, a telemedicina é uma prática totalmente dentro da lei! Diante da sanção da Lei 1.643, de 2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), os serviços de telemedicina são reconhecidos como modalidade médica no Brasil.

A atividade também é regulamentada pela Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association). Um pré-requisito das leis brasileiras para a prática da telemedicina no país é que sempre haja um profissional técnico responsável, além do registro no Conselho Regional de Medicina.

Segundo a Resolução RDC/ANVISA n.º 302 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os laudos médicos dos pacientes precisam permanecer guardados por pelo menos cinco anos. Como é especificado na Resolução CFM nº 1.821/07, a tecnologia utilizada deve ser segura para garantir o armazenamento.

Quais os ramos da telemedicina?

Basicamente, a telemedicina possui 3 ramos:

1.     Teleassistência: oferece assistência ao paciente que recebe o monitoramento em sua casa ou em um centro de saúde local, por algum profissional de saúde que tenha apoio comunicativo com outros especialistas à distância

2.     Teleconsulta: promove interação e troca de orientação entre médicos de diferentes lugares e serviços da saúde, sem precisar de um encontro físico

3.     Teleducação: é a utilização do ensino semipresencial ou híbrido por meio de videoconferências, aulas, palestras ou outras formas possíveis. Esse é o caso da Aport Educacional, por exemplo. Clique aqui para saber mais!

Vantagens da telemedicina no Brasil:

Uma das principais vantagens da telemedicina no Brasil é garantir uma maior acessibilidade para pessoas que residem em locais distantes dos centros urbanos. Assim, boa parte da população, independente da região, terá consultas com profissionais de qualidade e de múltiplas áreas da saúde.

Atualmente temos o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, criado com o objetivo de qualificar e auxiliar os atendimentos básicos de atenção no SUS (Sistema Único de Saúde).

Outro benefício é que, com essa prática, muitas doenças e infecções que são transmitidas dentro dos próprios hospitais e clínicas podem ser evitadas sem o contato direto entre os pacientes e os médicos.

Graduação na Aport Educational:

A Aport Educational é uma empresa de educação, localizada no Rio de Janeiro, ótima para quem procura por cursos semipresenciais de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos com preço justo e qualidade​.

A empresa possui professores que não ensinam de forma EaD, mas sim com ensino híbrido, com aulas teóricas online e aulas práticas presenciais. Muito prático, não é mesmo? Na conclusão do curso, o seu certificado é emitido por instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.

Um dos cursos em destaque é a graduação em Medicina Veterinária, que tem o objetivo de qualificar os futuros profissionais a prevenir, diagnosticar, tratar e garantir o bem-estar e saúde dos animais. Para mais informações sobre o curso, além da área de atuação e mercado de trabalho dos médicos veterinários, acesse o site!

Por fim, se você deseja ser um profissional da saúde e atuar por meio da telemedicina no Brasil, a Aport Educacional garante o melhor do ambiente presencial e digital. Agora que você sabe o que é telemedicina, ficou muito mais fácil escolher onde estudar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.