Você já ouviu falar em sistema híbrido de ensino? Essa prática tem sido estudada há mais de duas décadas e no último ano virou a principal tendência do mercado. Contudo, não é apenas uma moda. Esse modelo chegou para ficar, assim como a telemedicina, mesmo após a pandemia.
Neste post, vamos te explicar o ensino híbrido significado, as vantagens das aulas semipresenciais e a opção de curso de medicina veterinária da Aport Educacional. Confira!

Ensino híbrido significado
O termo “híbrido” vem da palavra “blended”, em inglês, e significa algo misturado ou mesclado. Por isso, também pode ser chamado de blended learning. O sistema híbrido de ensino mescla aulas práticas presenciais com aulas teóricas online.
O ensino híbrido utiliza recursos digitais, nas aulas online ou presencial, para complementar as atividades em classe. A principal diferença é aplicar a tecnologia com o intuito de favorecer a aprendizagem dos estudantes e permitir a personalização do ensino. Os principais pontos-chave são:
- mobilidade
- tecnologia
- autonomia
- criatividade
- múltiplos espaços de ensino e aprendizagem.
Devido ao avanço da tecnologia nas últimas décadas, muitos materiais didáticos passaram a aplicar atividades com recursos virtuais, além do dia a dia em sala de aula. Esse é o caso da gamificação educativa, por exemplo.
O principal diferencial do modelo de ensino híbrido é a autonomia maior que o aluno exerce. Afinal, nessa prática, o estudante desenvolve seu conhecimento teórico com total liberdade, respeitando o seu próprio tempo.
Em seguida, nas aulas presenciais e laboratoriais, tem a figura do professor como mediador do conhecimento e dos colegas de classe como agregadores e participantes ativos de novas experiências.
No ensino híbrido, o papel do professor é fundamental para organizar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem. De modo gradativo:
- planejar atividades que atendam a demanda real da sala de aula
- identificar a necessidade colaborativa de todos os envolvidos
- focar no compartilhamento de experiências
- construir conhecimento a partir da interação em grupo
- utilizar a tecnologia como recurso de apoio ao ensino-aprendizagem.
“É possível transformar a realidade da educação brasileira por meio de um professor que acredite de verdade no seu potencial catalisador […] a ponto de aceitar que não é o único detentor de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem”, diz a presidente do conselho do Instituto Península, Ana Maria Diniz, na obra Ensino Híbrido (2015).
Vantagens do ensino híbrido:
O sistema de ensino híbrido tem diversas vantagens, como:
- maior autonomia no processo de ensino e aprendizagem
- flexibilidade de horários
- aulas semipresenciais
- modelo permanente para o século XXI, inclusive de telemedicina
- foco em atividades prática, que geram novas experiências e colaboração
- mobilidade e tecnologia
- alunos altamente capacitados e qualificados, com resultados positivos no ENADE
- múltiplos espaços de ensino e aprendizagem.
Ensino híbrido e Ensino a Distância (EaD) são a mesma coisa?
Faz sentido dar o mesmo significado para ensino híbrido e Ensino a Distância (EaD)? A resposta é não! Ambos têm propostas diferentes. A diferença principal dessas práticas é que o EaD é um curso 100% digital, enquanto o ensino híbrido oferece aulas semipresenciais (presencial e online).
Curso de medicina veterinária com ensino híbrido
Se você procura por um curso de medicina veterinária com sistema híbrido de ensino, a Aport Educacional é a melhor opção! A empresa está localizada no Rio de Janeiro e oferece aulas semipresenciais de qualidade e preço justo. E, melhor de tudo, a faculdade possui uma clínica veterinária própria para os alunos realizarem as atividades práticas e os estágio acadêmicos. Para saber mais, clique aqui!