Aport Educaional

Médico veterinário: o que é preciso para ser um profissional de sucesso

Investir na carreira de medicina veterinária é uma grande responsabilidade. Em 2018 existiam mais bichinhos de estimação do que crianças nos lares brasileiros, segundo levantamento realizado pelo IBGE e Instituto Pet Brasil.

Isso demonstra uma mudança na nossa relação com os animais e indica um crescimento proveitoso do mercado. A profissão do veterinário vem sendo mais valorizada e seus serviços entendidos como fator fundamental para a saúde e qualidade de vida dos pets. Então, se você quer seguir nessa área, confira as dicas da Aport Educacional sobre o que é preciso para ser um profissional de sucesso!

Curso de medicina veterinária.
Brasil é o país com o maior número de veterinários ativos e área continua em expansão | Foto: freepik

Como ser um médico veterinário de sucesso?

Da mesma forma que a área de cuidado com os animais é ampla, também é competitiva. O Brasil é o país com o maior número de veterinários ativos. Ao todo, são mais de 80 mil profissionais.

Por isso, se você deseja alcançar o sucesso, é importante investir em maneiras de se destacar no mercado. A nossa principal dica é: aposte em um currículo de qualidade, com experiências e habilidades diversificadas.

1. Amor aos animais

Quem sonha em seguir carreira veterinária, geralmente, nutre um grande amor pelos bichinhos. Mais do que isso. Na prática, é preciso entender que o bem-estar animal está sempre em primeiro lugar. Em situações de emergência, por exemplo, as decisões devem ser tomadas de modo a evitar o sofrimento do animal.

O profissional deve estar preparado para ter contato constante com animais acidentados, doentes e em situações delicadas. É importante lembrar que a medicina veterinária não serve apenas aos animais domésticos. A atenção, o carinho e os cuidados devem ser atribuídos a todos os bichos, sem exceção.

A área de atuação em veterinária também é bastante ampla. Essa concepção deve ser levada para outros ofícios. Os veterinários podem trabalhar, por exemplo, na investigação de doenças – inclusive, nas que são transmitidas para o homem – e até mesmo no mercado de alimentos de animais.

2. Dedicação aos estudos

No curso de medicina veterinária, o estudante aprende os aspectos fisiológicos e microbiológicos dos animais, domésticos e silvestres. Da mesma forma que vamos a uma consulta e esperamos que o médico possa reconhecer os sintomas, as doenças e prescrever medicamentos, espera-se o mesmo do médico veterinário.

O profissional deve ser capaz de diagnosticar, oferecer tratamentos e exercer todos os procedimentos com segurança, incluindo cirurgias. Por isso, a dedicação aos estudos, mais do que nunca, é um requisito fundamental deste curso.

Aspirantes à medicina veterinária também devem estar atentos aos estudos lançados em revistas científicas da área, mantendo-se sempre atualizados a respeito de descobertas e inovações.

3. Experiências diversas

Esteja aberto às possibilidades e evite se concentrar em apenas uma área. Como já mencionado, a medicina veterinária permite uma atuação vasta. Aproveite as diferentes oportunidades de aprendizado dentro e fora da universidade.

Participe de grupos de pesquisa, eventos e congressos, trabalhos voluntários e o que mais surgir pela frente. Além de potencializar o currículo, apostar em experiências diversas é uma ótima maneira de ampliar o networking.

4. Escolher um bom curso de graduação

O curso de medicina veterinária tem a duração de cinco anos, mas todos os aprendizados serão levados para a vida. A escolha da faculdade é uma das etapas que exigem mais atenção. Afinal, para exercer a profissão é necessário ter um diploma válido.

Pesquise bem sobre as instituições de ensino que estão na sua lista de opções, veja a grade de professores, as disciplinas, os métodos de ensino e as possibilidades de ensino ofertadas.

5. Aproximação com os professores

Não há pessoas melhores para tirar dúvidas e prestar orientações que os professores do seu curso. Eles já passaram por todas as etapas e podem passar uma visão mais ampla da profissão. Muitos deles também coordenam grupos de pesquisa. Por isso, demonstrar interesse pode render projetos de pesquisa ou de extensão e até oportunidades no mercado de trabalho.

Estude com a Aport Educacional

Ancorada em soluções inovadoras, a Aport Educacional é uma empresa especializada em educação, localizada no Rio de Janeiro. Oferece cursos semipresenciais de graduação, pós-graduação e profissionalizantes, com qualidade, preço justo e ensino híbrido. Veja mais sobre a instituição e dê início ao seu sonho de estudar medicina veterinária. Clique aqui e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.