Aport Educaional

4 livros que todo estudante de medicina veterinária deveria ler

A leitura é uma maneira completa e cheia de possibilidades para ampliar seus conhecimentos sobre algum tema, ou simplesmente relaxar das atividades rotineiras em um momento com os livros. Em uma graduação, seja ela qual for, os livros estarão sempre presentes para guiar seus estudos, fornecendo suporte teórico para sua formação.

livros para estudantes de medicina veterinaria
Vários livros abordam questões sobre a medicina veterinária | Foto: Danae Callister/Unsplash

4 livros medicina veterinária

Em cursos da área da saúde, como medicina veterinária, isso não é diferente. Inclusive, muitos livros são requeridos para acompanhar as aulas e estudar a matéria da melhor forma. Mas existem várias outras obras, tanto de temática mais acadêmica quanto mais narrativa, que muitas vezes podem até não ser diretamente relacionadas com o curso, mas ajudam a ampliar a visão do estudante de medicina veterinária.

Nesse contexto, selecionamos 4 obras que todo estudante de medicina veterinária deveria ler. Confira!

1- O Bem-Estar dos Animais

  • Autores: Temple Grandin e Catherine Johnson
  • Ano de Publicação: 2009

O primeiro título dentre os livros dessa lista gira em torno das emoções – mas não as nossas, e sim, as de gatos, cães, vacas, cavalos, porcos, e outros animais. Grandin e Johnson são defensores da ideia que os animais possuem emoções, e, com isso, fornecem várias dicas úteis para que nossa relação com eles se torne mais prazerosa.

Análises de comportamento e a constatação de que os centros de emoções básicas no cérebro são os mesmos entre nós e os animais permitem a solidificação dessa visão, presente em detalhes neste livro que dialoga a veterinária com a neurociência. Além de útil para complementar a formação veterinária, “O Bem-Estar dos Animais” pode melhorar sua própria relação com seu pet.

2- Dia a dia: Tópicos Selecionados Em Especialidades Veterinárias

  • Autores: André Lacerda, Andrigo Barboza, Rodrigo Luis e Marcello Rodrigues
  • Ano de Publicação: 2018 (Volume II)

Este é um dos livros que irá fornecer repertório ao estudante de medicina veterinária sobre as mais variadas situações que um médico veterinário pode enfrentar. Ele contempla os principais casos de cada uma das principais especialidades veterinárias, como anestesiologia, cardiologia, cirurgia, toxicologia, dentre outras.

O livro divide o conteúdo por cadernos, cada um com uma categoria diferente, incluindo sessões específicas sobre felinos e silvestres. Ele é uma opção de leitura mais acadêmica, mas certamente é indispensável para que o estudante esteja preparado para a rotina em uma clínica com diagnósticos, sinais clínicos e afecções principais nos pets e animais silvestres. Até o momento, ele conta com dois volumes.

3- O Mapa Fantasma

  • Autor: Steven Johnson
  • Ano de Publicação: 2006

A narrativa de Steven Johnson relata sobre uma epidemia de cólera ocorrida em Londres, em 1854, que se alastrou numa velocidade enorme e matou mais de 500 pessoas em dez dias.

Uma jornada científica protagonizada pelos homens Snow e Whitehead se inicia em busca da causa do fenômeno, sem maiores instrumentos laboratoriais para ajudar. A história aborda a relevância de temas como a saúde pública e a relação entre homens, animais e o meio ambiente em que vivem. Para um estudante de medicina veterinária, é um estímulo ao senso crítico e percepções científicas de resolução de casos clínicos complexos.

4- O Plantonista

  • Autores: André Luiz Baptista, Giuliano Queiroz e Katia Denise
  • Ano de Publicação: 2020

Exemplar publicado pela Editora MedVet, produtora de grandes livros medicina veterinária, “O Plantonista” acompanha o crescimento da Clínica Médica de Pequenos Animais, e fornece uma série de conhecimentos básicos de emergência e tratamento intensivo em pequenos animais.

É uma boa escolha para os veterinários recém formados, iniciantes no mercado, que poderão encontrar na obra uma espécie de guia profissional para conquistar mais agilidade e eficiência no atendimento dos pets.

Aport Educacional: curso de medicina veterinária

Se você ainda não iniciou uma graduação e se interessou pelos temas dos livros a serem estudados para formar seus conhecimentos veterinários, que tal começar um curso de medicina veterinária?

Com a Aport Educacional, é possível se graduar em medicina veterinária por meio de um sistema de ensino semipresencial, com foco em aulas práticas (presenciais) em conjunto com aulas teóricas online. Localizada no Rio de Janeiro, os cursos da Aport contam com professores qualificados que irão fornecer a experiência necessária para o ingresso no mercado. Para ser um estudante de medicina veterinária na Aport Educacional, saiba mais no site!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.