Aport Educaional

Graduação em 2021: curso de medicina veterinária é ótima aposta

Medicina veterinária é a carreira dos sonhos de milhares de brasileiros, em especial crianças. Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o curso de medicina veterinária é um dos mais bem pagos do setor da saúde no Brasil. São mais de oitenta possibilidades de atuação. Por isso, uma graduação na área é vista com bons olhos.

Curso de Medicina veterinária é uma boa aposta em 2021.
O curso de medicina veterinária oferece uma área de atuação bastante ampla | Foto: Unsplash/CDC.

Para você que deseja conquistar seu jaleco e começar a trabalhar com os bichinhos o quanto antes, a seguir será explicado tudo que envolve o curso de medicina veterinária e seu mercado de atuação. Confira!

Como funciona o curso de medicina veterinária?

Em média, o bacharel em medicina veterinária dura cinco anos. A profissão foi regulamentada em 1968. Então, para exercê-la, é obrigatório ter o diploma superior em um curso de medicina veterinária reconhecido pelo MEC, bem como o registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) do estado onde pretende atuar.

Em alguns casos, o aluno pode optar por ensino integral ou meio período. O curso é composto por aulas práticas e teóricas. Para a conclusão, é obrigatória a realização de um estágio supervisionado por um professor e médico veterinário formado. Certas instituições também exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas isso não é regra.

Durante as aulas da faculdade, o aluno será preparado para prevenir, tratar, erradicar e controlar doenças em animais; adquirir habilidades para pesquisar a respeito e tratar doenças transmitidas de bichos para seres humanos e atuar na fiscalização da qualidade de produtos voltados para o uso de animais.

Disciplinas mais comuns

É comum a grade curricular do curso variar de acordo com a faculdade e local onde ela está instalada. Em regiões rurais, por exemplo, encontrar disciplinas mais voltadas à agropecuária não é raro. Anatomia, biologia, física, nutrição animal e toxicologia são algumas matérias comuns que você poderá encontrar durante sua graduação.

Qual caminho seguir depois da faculdade?

Conforme dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Brasil é o país com mais médicos veterinários do mundo. Entretanto, campo de atuação é o que não falta. São mais de oitenta possibilidades para profissionais da área. A média salarial é de R$ 4.314, mas pode variar de acordo com a carga horária e com o local de trabalho.

Salário

No Brasil, os médicos veterinários possuem uma remuneração mínima definida por lei, que varia de acordo com sua jornada de trabalho. A base para o cálculo é o salário mínimo vigente no país. Seis horas correspondem a 6,5 salários mínimos, sete horas a 7,25 e uma jornada de oito horas diárias a 8,5.

Áreas de atuação

As áreas de atuação são diversas. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), as melhores remunerações estão no serviço público e na indústria de produtos de origem animal e para fins veterinários. Nesses casos, os salários podem chegar a até R$ 30 mil reais, caso o profissional ocupe funções de superintendente, diretor e gerente.

Mas essas não são as únicas possibilidades. Existem muitos locais onde médicos veterinários podem atuar. Clínicas particulares, hospitais públicos, zoológicos e fiscalização sanitária são apenas algumas das outras opções. Os benefícios e a jornada de trabalho variam de uma para outra. Por isso, o certo é você escolher a que mais tem sua cara. Seja para cuidar de animais domésticos ou trabalhar no controle de qualidade dos alimentos de origem animal.

A Aport Educacional, instituição localizada no Rio de Janeiro, oferece uma oportunidade única de formação para quem quer realizar uma faculdade em veterinária. O curso de medicina veterinária da instituição tem a combinação perfeita entre aulas teóricas on-line e práticas presenciais. Dessa forma, você tem a praticidade de estudar onde quiser, sem perder a qualidade do aprendizado. Está esperando o que para começar?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.