Aport Educaional

Medicina veterinária ou Zootecnia? Entenda as diferenças!

Se você é alguém que gosta de animais e quer fazer algum curso que lhe dê a chance de ficar perto deles, provavelmente sua primeira opção seria medicina veterinária ou zootecnia. Embora sejam bastante parecidos no âmbito de trabalhar no setor de animais, o curso de medicina veterinária tem suas diferenças.

Na hora de escolher, o melhor é refletir qual função você deseja exercer ao longo da carreira. Então, se deseja decidir entre medicina veterinária ou zootecnia, esta matéria é para você. Entenda as diferenças!

Diferença entre medicina veterinaria e zootecnia
O veterinário cuida da saúde de animais de todos os portes | Foto: Unsplash

Medicina veterinária ou zootecnia?

Seja o curso de medicina veterinária ou zootecnia, ambos possuem essas três disciplinas em comum: biologia, química e genética, entre outras, claro. Apesar disso, um veterinário e um zootécnico exercem funções relativamente diferentes.

O veterinário cuida da saúde de animais de todos os portes, sendo encarregado pelo tratamento e prevenção de enfermidades, fazendo cirurgias e consultas clínicas. Enquanto o zootécnico tem o papel de gestor, zelando pelo bem-estar de animais e cuidando da qualidade e rentabilidade de criação de animais no quesito de aproveitamento de seus produtos.

Medicina veterinária

O curso de medicina veterinária forma o profissional para atuar no acompanhamento e cuidado especializado da saúde de animais, sejam eles animais domésticos ou silvestres, com duração média de cinco anos. É uma graduação que exige estudo em tempo integral combinando disciplinas teóricas práticas.

Para formar-se no curso de medicina veterinária o estudante deve fazer um estágio supervisionado este sendo geralmente no último semestre do curso, onde os alunos podem colocar em prática todo o conhecimento ensinado em sala de aula, desenvolvendo assim melhor suas habilidades nas disciplinas, formando profissionais melhor preparados para o mercado de trabalho.

O veterinário formado pode atuar em mais de 80 áreas, alguns dos principais são: clínica veterinária de animais de estimação, zoológicos, indústrias alimentícias e/ou farmacêuticas, agente fiscalizador de órgãos sanitários, institutos de pesquisa, centro de controle de zoonoses, dentre outras.

Zootecnia

O profissional de zootecnia trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando da saúde, peso, alimentação e muito mais. Entre suas funções, também cuida da reprodução e do melhoramento geral na gestão dos animais.

Além disso, atua no aumento da produtividade, desde a derivados de animais como leite e ovos. Mesmo na hora do abate, o zootécnico procura a melhor forma de minimizar o sofrimento do animal. Animais de grande porte em rebanho como cavalos, bois e galinhas estão no dia a dia do profissional desta área.

Diferente do médico veterinário, o profissional de zootecnia está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal. O curso dura cerca de 5 anos e também exige estágio supervisionado. Entre as principais funções do zootécnico, estão: realizar a avaliação qualitativa de rebanho, verificar e melhorar as condições de higiene de rebanhos, controlar a qualidade na fabricação de rações e alimentos de origem animal, etc.

Principais diferenças

As principais diferenças entre medicina veterinária e zootecnia são as disciplinas. A zootecnia exige administração e gestão, sem contar as matérias de ciências. O veterinário tem um contato maior com animais domésticos lidando com o público, enquanto o zootécnico atua principalmente na cadeia produtiva industrial.

Ao cuidar da higiene, da alimentação e da reprodução, o zootécnico cuida da saúde dos rebanhos. No entanto, somente um médico veterinário pode decidir quais medicamentos, vacinas, vitaminas devem ser oferecidas ao animal.

E aí, entendeu a diferença entre medicina veterinária ou zootecnia? É importante analisá-las a fim de escolher a que está mais relacionada com suas metas.

Se você está interessado em fazer o curso de medicina veterinária, que tal dar uma olhada na graduação da Aport Educacional, especializada em ensino híbrido, ancorada em soluções inovadoras, além de qualidade e preço justo. Clique aqui e conheça a unidade do Rio de Janeiro!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.