Aport Educaional

Medicina veterinária: 4 curiosidades sobre o curso

O trabalho de um médico veterinário apresenta algumas características pouco conhecidas, mas curiosas. Confira aqui!

O curso de medicina veterinária que, além de ser muito procurado pelos jovens vestibulandos, apresenta uma variedade promissora de áreas de atuação no mercado. Sua ciência consiste no estudo, prevenção e tratamentos de doenças dos animais.

Descubra as curiosidades do curso de medicina veterinária para quem quer busca a graduação.
A medicina veterinária é um ramo de grande relevância e que oferece muitas possibilidades | Imagem: Freepik

Pode parecer que, devido à sua fama, todos apresentem plena compreensão do que estuda e como atua um médico veterinário. Entretanto, o curso apresenta curiosidades interessantes, tanto para aqueles que pensam em seguir a carreira quanto para os que apenas admiram a atuação dessa área. Confira abaixo alguns itens que você provavelmente não sabia sobre o curso e a história da área.

1. Seu símbolo possui uma história diferente

Assim como várias outras áreas da saúde, o curso de medicina veterinária possui um símbolo: mantendo a tradição da área médica, é utilizada a imagem do bastão de Esculápio, figura divina da Grécia Antiga (Deus da Medicina). Junto ao bastão, está a letra “V”, ambos emoldurados por uma espécie de hexágono na cor verde e fundo branco.

Contudo, antes de tornar-se oficialmente o símbolo da medicina veterinária no país, o design participou de um concurso a nível nacional promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, com outros 172 símbolos. Isso ocorreu em 1994 e o vencedor foi escolhido por uma comissão julgadora, levando em conta critérios histórico-culturais da Medicina Animal.

2. Veterinários podem ser peritos

Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de um veterinário não se limita ao interior de uma clínica veterinária de cães e gatos. O curso de medicina veterinária fornece embasamento para oportunidades diversas e em conexão com outras áreas e instituições – é o caso da profissão de um perito criminal veterinário.

Um profissional que trabalhe com perícia veterinária estará envolto com questões veterinárias e da Polícia Federal. Ele exercerá um papel essencial, investigando quaisquer problemas e anomalias nas carnes e outros alimentos para consumo da população que podem trazer eventuais enfermidades. A segurança dos alimentos é cada vez mais uma preocupação por parte dos governos e instituições. Dessa forma, a área é promissora para um médico veterinário que se interesse por um ambiente de trabalho diferenciado. 

3. O mercado de pets no Brasil é o 2° maior do mundo

Mesmo durante o período de pandemia do coronavírus, redes especializadas em produtos de pets não sofreram com a falta de movimento – pelo contrário. Isso se deve ao fato do Brasil representar, hoje, o segundo maior mercado de pets do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em números globais, levantamentos realizados ainda em 2020 estimam que no País existam cerca de 139,3 milhões de pets.

Considerando esse cenário, é fato que o mercado favorece o empreendimento em produtos deste ramo e a prestação de serviços de cuidados com os pets. Isso torna plenamente possível e, atualmente, cada vez mais promissora, a participação de um médico veterinário em áreas como empreendedorismo e marketing no universo dos pets.

4. O curso já atraiu famosos

Muito conhecida por músicas como “Analista” e “Cachorrinho”, Kelly Key é uma cantora e compositora brasileira – que, por sinal, não referencia os animais apenas em seus trabalhos musicais. Aos 32 anos,  em 2015, Kelly iniciou o curso de medicina veterinária em uma faculdade da zona oeste do Rio, concretizando um antigo sonho de graduar-se na área. Até então, ele não havia conseguido devido às questões de sua carreira e à difícil conciliação dos estudos com as composições. No final, foi uma realização para ela. Em seu segundo semestre, a cantora foi considerada a melhor de sua turma em Anatomia.

Inspirou-se com essas curiosidades e gostaria de conhecer mais – ou até mesmo “mergulhar fundo” em um curso de medicina veterinária? A Aport Educacional pode ser uma ótima opção para realizar seu sonho. Por meio de um curso semipresencial, mesclando aulas teóricas digitais e aulas práticas presenciais, é possível conquistar um diploma na área por um preço justo e com ensino de qualidade. Clique aqui para conferir mais sobre essa e outras graduações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.