Aport Educaional

Conheça as diversas áreas de atuação do médico veterinário

Quando pensamos em um veterinário, a imagem mais comum que nos vem à mente é alguém com um jaleco branco atendendo em uma clínica. No entanto, o curso de medicina veterinária oferece aos graduados uma imensa gama de possíveis saídas profissionais. Neste post, vamos te apresentar algumas áreas de atuação. Vamos lá!

Áreas de atuação do médico veterinário
O médico veterinário é o profissional responsável pela saúde dos animais | Foto: Unsplash

Médico veterinário

Você pode não conhecer, mas o profissional veterinário opera em várias funções para assegurar a saúde e o bem-estar dos animais e o nosso também. Então, vamos te explicar tudo sobre as áreas de atuação de um veterinário, salários e requisitos para atuar.

Piso salarial e regulamentação da profissão

Muitas pessoas podem não saber, mas a profissão de veterinário possui um piso salarial nacional. O piso está regulamentado pela Lei 4.950-A, de 22 de julho de 1966, que dispõe sobre a remuneração de graduados em Engenharia, Arquitetura, Química, Agronomia e Veterinária. De acordo com a lei, o piso salarial deve ser o seguinte:

  • 6 hrs/dia – 6 salários mínimos vigente
  • 7 hrs/dia – 7,25 salários mínimos vigente
  • 8 hrs/dia – 8,5 salários mínimos vigente.

Apesar da Lei 4.950-A e a estipulação do piso salarial a nível nacional, a realidade é um pouco diferente. De acordo com a Catho, site de classificados de empregos brasileiro, a média salarial do profissional veterinário é de R$2.488,97.

Quanto à regulamentação da profissão, é a Lei 5.517 de 23 de outubro de 1968 que dispõe sobre. A lei institui o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e seus órgãos regionais como o responsável por fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão em todo o Brasil.

As principais áreas de atuação do médico veterinário

Como já dito anteriormente, a formação em medicina veterinária permite a atuação em inúmeras áreas. Escolhemos algumas das principais atividades para falar sobre, porém também existem outras possibilidades profissionais para um veterinário no mercado de trabalho.

Medicina veterinária
O veterinário também pode atuar no tratamento de animais silvestres | Foto: Unsplash

Clínico Veterinário

Essa é área que a maioria dos profissionais formados em medicina veterinária atua e a mais amplamente reconhecida pela população em geral. Afinal, quando pensamos em um médico veterinário, geralmente pensamos em um clínico veterinário.

Esse profissional é responsável por diagnosticar e tratar doenças em animais, podendo ser bichos domésticos, silvestres e/ou da pecuária. Contudo, o mercado mais amplo é com certeza o de cuidados com os pets de estimação.

As contratações de clínicos veterinários costumam ser bastante procuradas por clínicas veterinárias, zoológicos, fazendas, entre outros empreendimentos que tratem com animais. A área clínica apresenta uma série de setores que podem requerer algum título de especialização como, por exemplo, nutrição animal.

Cirurgião Veterinário

Outra área bastante conhecida dos graduandos em medicina veterinária é a área cirúrgica. Esse profissional é responsável por realizar cirurgias de maneira segura, além de outros processos invasivos em animais como, por exemplo, a castração.

No geral, o ambiente que mais aprecia esse tipo de profissional são os hospitais veterinários e as emergências veterinárias. Para atuar na área cirúrgica, alguma especialização em cirurgia pode ser solicitada. Por isso, se deseja atuar nessa área é interessante buscar o título de especialista.

Veterinário Sanitarista

Essa é uma área da veterinária que muitos não conhecem nem associam ao trabalho deste profissional. Um veterinário sanitarista é responsável por:

  • fiscalizar e assegurar a qualidade de produtos de origem animal
  • fazer inspeções sanitárias
  • executar e/ou planejar ações de controle de zoonoses.

É uma área ampla que impacta diretamente no nosso dia a dia. É o veterinário sanitarista que está por trás das fiscalizações da produção, do armazenamento e do transporte de carne, por exemplo.

O ambiente de trabalho de um veterinário sanitarista pode ser em agências e órgãos governamentais de controle e fiscalização, além de empresas privadas que trabalham com produtos de origem animal e desejam fazer controle de qualidade.

A Anvisa, por exemplo, pode ser um dos locais de trabalho de um veterinário sanitarista. No último concurso aberto pela agência para o cargo, em 2017, foram ofertadas vagas para 40hrs semanais com um salário de R$13.807,57.

Área Laboratorial

Outra possibilidade para os graduados em medicina veterinária é a atuação em laboratórios veterinários. Essa é uma área que vem se ampliando, principalmente pelo fato dos “pais de pets” quererem acompanhar sempre a saúde do seu animalzinho.

Este profissional é responsável por realizar exames laboratoriais de patologia animal ou clínica, como hemogramas e exames bioquímicos. Esses exames podem ser bastante úteis para o diagnóstico correto de certas doenças.

Carreira Acadêmica

Você deseja pesquisar sobre a área veterinária, sobre animais, patologias e outras coisas relacionadas? Então, a área acadêmica é uma opção para você. Dentro dessa área de atuação do profissional veterinário, o foco é fazer descobertas científicas e propagar conhecimentos.

Geralmente, os veterinários que decidem pela carreira acadêmica atuam como pesquisadores ou professores em universidades, ajudando na geração e transferência de conhecimentos e fomento à pesquisa. Para atuar nessa área é importante gostar de pesquisa científica e adquirir diploma de mestrado e doutorado.

Curso de medicina veterinária na Aport Educacional

Quer ser médico veterinário ou médica veterinária? Então venha se formar conosco! A Aport Educacional, localizada no Rio de Janeiro, oferece o curso de medicina veterinária semipresencial com qualidade e preço justo. Aqui você terá uma equipe de professores qualificados e um ensino ancorado em soluções inovadoras. Clique aqui e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.