Alimentação natural para animais: entenda o crescimento da tendência

Nos últimos anos, a alimentação natural para animais virou tendência, já que as pessoas resolveram alimentá-los com comida natural para pet: normalmente, as rações industrializadas podem não ser a melhor opção. A nova modalidade nutritiva é difundida por todo o país, principalmente nas redes sociais com a ajuda de influenciadores digitais. Nesse cenário, crescem também as empresas especializadas em fazer e distribuir esse tipo de alimento seguindo as recomendações dos médicos veterinários, que pedem prudência aos donos a fim de que não ofereçam qualquer receita encontrada na internet para seus animais de estimação.

Alimentação natural para animais
Cresce a demanda do curso de alimentação natural para animais | Foto: Unsplash – Kabo.

Alguns cursos profissionalizantes, como o da Aport Educacional, são complementares para este novo mercado. A seguir, você entenderá melhor sobre alimentação natural para animais, as oportunidades desse segmento e por quais motivos vale a pena especializar-se no assunto. Confira!

Alimentação natural para animais

Alimentar naturalmente um animal de estimação significa substituir sua ração industrializada por comidas naturais, normalmente consumidas também por seres humanos, como proteínas, verduras, legumes e grãos (arroz integral, por exemplo). Mas isso não quer dizer que as pessoas devam igualar as dietas dos pets às suas. Animais apresentam necessidades e restrições alimentares diferentes dos humanos, portanto, a alimentação não deve ser tratada da mesma maneira.

Além dos ingredientes já citados, a suplementação nutricional é algo complementar para a dieta dos bichos. Esse é um dos motivos que explica o surgimento de lojas especializadas na produção e distribuição de comida natural para pet. Além disso, um outro motivo é a falta de conhecimento suficiente dos donos para fazer a comida de seus animais em casa: muitas vezes, eles também não dispõem de tempo para realizar a tarefa.

As empresas especializadas atuam de acordo com indicações veterinárias e a maioria delas prepara as comidas pensando nas limitações de cada animal. Em entrevista à Folha de São Paulo, Lio Violino, fundador da Green Buddy, companhia que trabalha com comida natural para pet, explicou que, antes de começar a receber as comidas em casa, cada animal passa por uma avaliação, a fim de entender a quantidade adequada de comida para ele e suas restrições alimentares.

Vantagens da alimentação natural

Ganho de energia, redução do volume de fezes, aumento da ingestão de água e pelagem mais bonita estão entre as vantagens de substituir a ração na dieta dos animais. Mas, é necessário enfatizar que não são todos os bichos que podem fazer essa transição. Algumas enfermidades, como a pancreatite, exigem uma alimentação bastante específica.

Mercado de comida natural para pet

No Brasil, a maioria dos animais de estimação são como integrantes da família e seus tutores não medem esforços para suprir suas necessidades. Isso explica porque o país é o segundo maior mercado pet do mundo, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Logo, o site Consumidor Moderno afirma que nosso comércio representa 5% do faturamento global nesse ramo.

Dados de 2016 da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostram que o varejo e os serviços desse setor já possuíam um faturamento médio anual de R$ 18,9 bilhões. Além disso, a venda de produtos voltados para a alimentação representava 60% desse total.

Acontece que, com o passar dos anos, e mesmo durante a pandemia, as empresas especializadas em alimentação natural para animais de estimação não pararam de crescer. Ao invés disso, apresentaram um excelente faturamento no último ano. Esse fenômeno pode ser explicado pelo isolamento social, que fez com que as pessoas prestassem mais atenção em seus hábitos diários, o que resultou na busca por vidas mais saudáveis para todos da família, incluindo os pets.

Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, a La Pet Cuisine, que trabalha principalmente com alimentação animal customizada, registrou um crescimento de 5,5% em 2020. E, a Green Buddy, cuja fabricação mensal ultrapassa seis toneladas de alimento, faturou R$ 1,4 milhão no ano passado.

Curso de alimentação natural para animais

Com tantos dados positivos, é fácil comprovar a rentabilidade desse mercado. Portanto, conclui-se que o setor pet é um dos melhores para investir no país. Fazer um curso de alimentação natural para animais, a fim de aprender como introduzir corretamente uma dieta natural na rotina dos bichos, com certeza vale a pena. A Aport Educacional é uma empresa especializada em ensino híbrido, localizada no Rio de Janeiro, que oferece desde cursos de graduação, pós-graduação até formações técnicas. A especialização em alimentação natural para animais é uma das oferecidas pela companhia. Com ela, você aprenderá a diferença entre alimentação natural e ração comercial, as vantagens e desvantagens da comida natural para pet, como balanceá-la corretamente, além de técnicas para aumentar sua renda.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.