Graduação UniBTA

Medicina Veterinária

Formação de médico veterinário que respeita os princípios éticos inerentes ao exercício profissional, capaz de identificar e tratar as enfermidades que acometem os animais domésticos, de produção e pets de estimação. Este profissional deve ainda ter as habilidades e competências para elaborar e executar atividades para a prevenção da sanidade animal e da saúde pública. Outro objetivo de formação é capacitação para atuação na produção animal e de alimentos, com foco no respeito as normas e condições de bem estar animal.

Tratar doenças que afligem os animais e suas consequências, bem como o controle, prevenção e erradicação de zoonoses diversas. O médico veterinário atua no controle de qualidade de produtos de origem animal para o consumo humano, na gestão ambiental, e no manejo de animais silvestres.

Ensino personalizado com metodologias ativas.
Atividades práticas desde o 1 período.
Ensino híbrido com aulas presenciais focado na prática.
Professores qualificados e com experiência no mercado.

O egresso do curso de Medicina Veterinária deverá ter desenvolvido as seguintes competências:
1. Área do Desenvolvimento pessoal
Gerenciar e liderar equipe multidisciplinar na atuação da prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas a Medicina Veterinária.
Desenvolver e manter relações interpessoais respeitosas e cordiais com a equipe de trabalho e com os diferentes segmentos da sociedade.
Aplicar normas e dispositivos legais no âmbito da saúde.
Revelar capacidade criativa e de autoformação para se adaptar as condições locais socioeconômicas, culturais e sanitárias.
Atuar pautada pela ética profissional e com o máximo respeito pela vida humana.

2. Área Assistencial
Revelar conhecimento da situação sanitária do Brasil, particularmente das doenças tropicais de maior prevalência e incidência.
Diagnosticar e tratar doenças.
Dominar os conhecimentos necessários sobre fisiopatologia, epigênese, genética médico veterinária e imunologia resultantes das patologias e suas alterações.
Reconhecer os sinais e sintomas relacionada as doenças (semiologia), bem como acompanhar a evolução clínica, manejo terapêutico e seu prognóstico.
Identificar as lesões que refletem enfermidades sistêmicas.
Usar técnicas e procedimentos cirúrgicos alinhados com as melhores práticas médicas da atualidade.
3. Área Preventiva e de Proteção Social
Participar em projetos de prevenção e promoção da saúde direcionados para a atuação médico veterinária.
4. Área de Investigação Científica
Desenvolver e executar projetos de iniciação científica na área da Medicina Veterinária.

O curso de Medicina Veterinária, proporciona um aprendizado eficaz para o profissional, a fim de prevenir, diagnosticar, tratar e garantir o bem estar e saúde dos animais.

Metodologia

Metodologia ativa, com ensino híbrido, com mais de 60% das aulas ocorrendo presencialmente, com foco nas aulas práticas. No ciclo básico (anos iniciais) do curso de Medicina Veterinária o foco é nos fundamentos teóricos de Anatomia, Bioquímica e Imunologia. No ciclo médio o curso possui matérias que dão ênfase no estudo de doenças e produção animal, como Imunologia, Patologia e Fisiopatologia, zootecnia. O ciclo profissional enfatiza a clínica médico veterinária, estágio curricular obrigatório e atuação em fazendas e na indústria de produção animal.

Graduação Veterinária atendendo cachorros

Sobre o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Medicina Veterinária é muito abrangente, que possibilita trabalhar em diversos campos em clínicas de Pet Shop , no setor de agronegócios, Indústrias, Perito Veterinário, atendimento clínico e cirúrgico, carreiras acadêmicas entre outros.

Nosso polo

R. Souza e Silva 112, Gamboa centro, Rio de Janeiro

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.