Aport Educaional

Como o sistema híbrido de ensino pode impactar o ensino brasileiro pós-pandemia

A pandemia do novo coronavírus vem deixando vários problemas, um deles é a educação. Há quase um ano, as escolas e faculdades pararam com suas aulas presenciais e adotaram o ensino híbrido. Mas como será que esse modelo do novo normal vai impactar o ensino brasileiro no futuro pós-pandemia?

Futuro do ensino brasileito pos pandemia
O ensino híbrido faz parte do novo normal pós-pandemia | Foto: Freepik

Retorno do ensino presencial

O retorno das aulas presenciais tem acontecido de forma gradativa, porém não são todas as instituições que aderiram a volta às aulas nesse modelo. Muitas instituições preferem aguardar a melhora dos casos da covid-19 para manter os seus alunos em segurança.

Os impactos da pandemia na educação fazem parte do cotidiano e levantou algumas tendências para a área educacional. Além de exigir a manutenção de hábitos voltados para a prevenção, como uso de máscaras e álcool gel, também tem sido notável a predominância de outros fatores que podem se tornar cada vez mais presentes no ambiente escolar.

O que é o Ensino Híbrido

O ensino híbrido é uma junção entre o presencial e as aulas online. Ou seja, é a integração da tecnologia em favor da educação.

No Brasil uma das principais maneiras de adoção desta prática é por meio da rotação de laboratórios, no qual são organizados horários onde os alunos podem utilizar os computadores com conteúdos complementares. Assim, é possível que o estudante faça a primeira aula ganhando contato com a matéria por meio da tecnologia e no dia seguinte com um professor auxiliando.

Vantagens do sistema híbrido de ensino

O ensino brasileiro enfrenta diariamente diversos problemas por falta de verbas e principalmente qualidade. O ensino híbrido foi uma forma de conseguir conciliar a educação e fazer com que os alunos consigam estudar com mais facilidade.

Ao adotar o sistema de ensino híbrido em meio ao novo normal, o estudante é estimulado a pensar criticamente, trabalhar em grupo e a ver mais sentido no conteúdo. Ele assume a posição principal da sua educação e tem mais chances de aprender da melhor forma que funciona para ele.

Já o professor, auxilia e ganha um papel parecido com um mentor que guia esse processo em busca do conhecimento. Devido a diminuição da carga horária, consequentemente, ganha mais tempo para dar atenção aos seus alunos e acompanhar suas evoluções mais de perto.

O que será da educação brasileira pós pandemia

A necessidade de urgência em adotar formas de Ensino a Distância (EaD), trouxe algumas dúvidas e preocupações, principalmente relacionado ao futuro dos estudantes pós pandemia.

Há algumas limitações graves, se tratando de alunos e professores que não têm condições financeiras para seguir o padrão online.Faltam computadores, aparelhos de telefonia móvel, softwares e Internet de boa qualidade, dentre outros recursos.

Podemos esperar que após a pandemia, ainda será possível encontrar algumas dificuldades e talvez a necessidade de buscar novos métodos de estudos com o auxílio do ensino híbrido. Afinal, estudar nunca será perda de tempo e conhecimento não se tira de ninguém.

Pensando nisso, a Aport Educacional oferece alguns cursos voltados ao ensino híbrido. Com foco na área da saúde, consiste na tecnologia voltada à informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. A empresa conta com cursos inovadores de graduação e pós-graduação, com aulas teóricas online e aulas práticas presenciais, utilizando o sistema híbrido de ensino. Entre no site e saiba mais informações!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.