Aport Educaional

Profissional de Educação Física e suas áreas de atuação

O profissional de Educação Física promove a saúde do corpo e o bem-estar e tem diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Você tem interesse em esportes, danças, atividades físicas e educação? A licenciatura em Educação Física ou o bacharelado na Aport Educacional podem ser perfeitos para você! Entenda melhor o que esse profissional faz, quais as áreas em que ele pode atuar e as diferenças entre bacharelado e licenciatura para essa profissão.

Áreas de atuação da educação física
“Bacharel em Educação Física área de atuação”: descubra as possibilidades | Foto: Freepik

O que faz um profissional de Educação Física?

Um educador físico é um profissional que promove a saúde do corpo e a busca por qualidade de vida. Cada vez mais pessoas procuram uma vida ativa e preocupam-se com a saúde e o condicionamento físico. Assim, é papel desse profissional acompanhar e conduzir a prática de exercícios para o bem-estar, para performance ou até mesmo para objetivos estéticos.

Além das áreas mais populares, como academias e escolas de educação básica, eles também podem trabalhar em clubes, resorts e parques turísticos, além de exercer assistência na reabilitação de idosos, crianças e pessoas com deficiência ao lado de médicos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.

Bacharelado x licenciatura

É importante saber que, apesar da grade do bacharelado e da licenciatura serem parecidas, há diferenças importantes para considerar na hora de escolher a graduação. Enquanto a licenciatura tem, em média, três anos de duração, inclui disciplinas como Pedagogia e Didática e é voltada para a docência, para trabalhar especialmente com crianças e adolescentes de Ensino Fundamental e Médio, o bacharelado possui de quatro a cinco anos, é direcionado ao amplo mercado e apresenta um leque maior de possibilidades. Também é possível combinar as duas graduações para se tornar um profissional duplamente habilitado.

Áreas de atuação

Empreendedorismo

Por meio dessa carreira, é possível que, após a formação, exista o interesse em montar uma academia, um estúdio de dança ou ainda atuar como profissional autônomo. Com a popularização de influenciadores digitais, é comum vermos personal trainers empreendedores, com redes sociais e perfis totalmente voltados à saúde, ao bem-estar e ao condicionamento físico.

Academia (H3)

Além de dirigir e coordenar uma academia, você pode ser instrutor de musculação, avaliador físico, professor de ginástica, jump, step, pilates e muitas outras atividades, tanto em academias como em estúdios especializados. Com o bacharelado em Educação Física, você se torna apto a atuar em diversas modalidades esportivas.

Treinamento esportivo

O treinamento esportivo, área geralmente ocupada por profissionais de Educação Física, é responsável por manter o bom condicionamento dos atletas, fazer planejamentos, corrigir falhas e acompanhar o desempenho de uma equipe, seja de futebol, handebol, natação ou outra modalidade. Além desse profissional acompanhar as equipes, ele pode prestar auxílio individual para atletas em competições esportivas, sejam elas coletivas ou individuais.

 

Recreação e turismo

Resorts, hotéis, clubes e spas contratam esses educadores para apresentar gincanas, danças, ginástica e outras atividades de forma lúdica, respeitando o condicionamento físico e idade de cada grupo de hóspedes. Outras áreas de atuação, como o Ecoturismo, focam em atividades realizadas no campo e ao ar livre, como trilha, rapel, exercícios em parques e colônias de férias.

Ginástica laboral em empresas

Algumas empresas contratam esses profissionais para orientar na prática de alongamentos e exercícios físicos entre pausas no expediente, garantindo conforto no ambiente de trabalho ou no home office.

Reabilitação

Por ser um curso da área da saúde, um Educador Físico está habilitado a frequentar hospitais e clínicas para auxiliar no tratamento e na reabilitação de pacientes com traumas e lesões, junto com médicos e fisioterapeutas.

Pesquisa

Se você tem interesse na parte mais teórica, poderá atuar como pesquisador em diversas áreas da saúde, como fisiologia, prevenção de lesões e primeiros socorros. A pesquisa é a área que abriga tanto profissionais da área de bacharelado, como os licenciados.

Ensino

Como dito anteriormente, a licenciatura em Educação Física prepara profissionais para atuarem como professores, incentivando a prática do esporte e outras atividades físicas no ensino básico. Porém, é possível atuar como professor universitário, após completar o mestrado ou doutorado.

Interessou-se?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a licenciatura em Educação Física, você precisa conhecer a Aport Educacional, uma empresa localizada no Rio de Janeiro que oferece um ensino semipresencial (híbrido) de qualidade com preço justo. Ao ser um profissional de Educação Física pela Aport Educacional, você estará apto para atuar nas diferentes modalidades do exercício físico, como nas perspectivas da prevenção de problemas de saúde, na promoção da saúde, na formação cultural, no lazer e na gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. A Aport Educacional também oferece cursos de pós-graduação e profissionalizantes. Clique aqui e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.