Aport Educaional

6 áreas da Nutrição para atuar

Segundo uma pesquisa realizada pela pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 8 em cada 10 brasileiros se esforçam para manter uma alimentação saudável. Com isso, houve um aumento na procura por cursos de graduação relacionados ao bem-estar, à alimentação e à nutrição. No entanto, muitos estudantes não sabem quais são as áreas da Nutrição disponíveis no mercado de trabalho.

6 áreas da Nutrição para atuar
Saiba seis áreas em que o nutricionista pode trabalhar | Foto: Freepik

O curso de nutrição dura, em média, quatro anos, e apresenta uma formação multidisciplinar. O estudante terá a chance de aprender sobre diferentes assuntos, como anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia e marketing em alimentação, por exemplo. Com essa vasta diversidade na grade curricular, o nutricionista pode atuar em múltiplas áreas relacionadas à alimentação. Vamos conhecê-las!

Áreas da Nutrição

Muitas pessoas têm dificuldades para escolher qual especialização querem fazer. Isso acontece, principalmente, quando o estudante não conhece todos os diversos setores ligados à sua profissão. Existem muitos segmentos na Nutrição e você só precisa escolher o que mais se encaixa nos seus objetivos de carreira. Para ajudar os interessados, confira algumas áreas em que o nutricionista pode atuar:

Nutrição clínica

Essa é a área mais conhecida pelas pessoas. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFP), cerca de 30% dos profissionais atuam nesse segmento. Nele, o profissional tem como principal função prevenir e tratar de doenças relacionadas à alimentação ou que a afetem, como a hipertensão, a diabetes, o sobrepeso e a desnutrição, por meio de dietas especiais e adequadas à necessidade dos pacientes. Os nutricionistas que optam por essa área podem trabalhar em consultórios particulares ou públicos, clínicas, casas de repouso, enfermarias e hospitais.

Saúde coletiva

O profissional que escolhe esse segmento trabalha cuidando dos elementos da alimentação que afetam um determinado grupo de pessoas, ou seja, ao invés de fazer um atendimento especializado para um paciente, o nutricionista cuida do coletivo. Além de ser responsável pela dieta, o profissional promove a saúde por meio de campanhas e programas. O trabalhador dessa área pode atuar no setor público, em clínicas médicas, nos postos de saúde e nos ambulatórios.

Nutrição esportiva

Para o esporte de alto rendimento, a necessidade de atentar-se aos mínimos detalhes nutricionais é cada vez mais evidente. Ainda por objetivos estéticos corporais e pelo emagrecimento, essa área da Nutrição ganha cada vez mais destaque. Ao trabalhar com esse setor, o profissional elabora dietas para atletas ou praticantes de atividades físicas e também é responsável pelo acompanhamento e pelas instruções e mudanças necessárias em relação à aderência do protocolo alimentar.

É possível trabalhar em clubes, federações, clínicas especializadas e consultórios. Ainda é válido ressaltar que esse nutricionista não precisa atender apenas atletas profissionais, mas também indivíduos “comuns” que praticam esportes.

Gastronomia

A Nutrição e a Gastronomia são áreas muito relacionadas: ambas trabalham com alimentação. Por isso, os nutricionistas podem ser fundamentais para auxiliar os restaurantes. Os profissionais que optarem por essa área podem ajudar com a elaboração de cardápios equilibrados, mais saudáveis e com opções que atendam aos diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias, assim como na criação de pratos.

Indústria de alimentos

Os nutricionistas que atuam nessa área trabalham com a fabricação de alimentos e podem desempenhar diversas funções, como a criação de alimentos, a supervisão da qualidade da matéria-prima, o desenvolvimento de estudos sobre novas técnicas e a prestação de consultoria para empresas alimentícias. Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), apenas 2,6% dos profissionais atuam nessa área, o que deixa uma série de oportunidades para os recém-formados.

Docência

Muitos alunos, ao longo da faculdade, descobrem uma paixão por ensinar. A Nutrição permite que os profissionais da área atuem dando aulas, ministrando palestras e escrevendo livros: tudo isso relacionado à alimentação. Assim, também é possível cursar mestrado e doutorado na área.

Aport Educacional

Agora que você já sabe algumas áreas da nutrição e mais sobre o curso de nutrição, a Aport Educacional é a solução ideal se você quer investir nesse ramo educacional. A empresa oferece cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes que envolvem o segmento de saúde e bem-estar. Além da ótima formação proporcionada, existem parcerias com diversas instituições renomadas como a Universidade de Vassouras, Famesc, Facop, UniBTA e CFEVET Cursos. A Aport Educacional inova por meio de ensino híbrido que conta com aulas teóricas on-line e aulas práticas presenciais. Dessa maneira, além do aluno poder tornar-se um expert no assunto, ele já sai com muita experiência e pronto para o mercado de trabalho. Se você quiser saber mais sobre as opções disponíveis, clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.