Aport Educaional

Qual o papel da Biomedicina no combate à Covid-19?

Durante a pandemia da Covid-19, a área da saúde ganhou maior atenção da população. Como os trabalhadores desse setor são fundamentais para o enfrentamento da doença, eles ganharam mais espaço na mídia e algumas homenagens ao redor do mundo. Apesar da evidência, certos segmentos que compõem esse grupo ainda não são devidamente reconhecidos pela sociedade. Um deles é o da Biomedicina, que atua intensamente no combate à pandemia. Para explicar melhor as habilitações do biomédico, a sua importância neste momento e sobre o curso de Biomedicina, continue a leitura.

Entenda o papel da biomedicina no combate à Covid-19
A Biomedicina é responsável pela produção de ” vacina covid” | Foto: Freepik

O que é Biomedicina?

Biomedicina, junção de Biologia com Medicina, é uma área das ciências biológicas criada há pouco mais de 30 anos. Ela desenvolve pesquisas de saúde sobre humanos, animais e plantas. Apesar de ter relações com a Medicina, a Biomedicina não trabalha diretamente com o paciente, já que suas atividades são mais voltadas para as análises laboratoriais e desenvolvimento de vacinas. Mas, a profissão não se resume apenas nisso, como você verá a seguir.

O que faz um biomédico?

As 35 habilitações do biomédico permitem que ele trabalhe com diversas tarefas, tais como:

• Diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas (aquelas que são causadas por micro-organismos);

• Identificação de neoplasia (multiplicação anormal de células);

• Identificação de doenças metabólicas, hematológicas e imunológicas;

• Acompanhamento da evolução e do tratamento de enfermidades;

• Auxílio em algumas tarefas nos bancos de sangue, análises ambientais e formulação de testes diagnósticos;

• Trabalho com análises laboratoriais de finalidade esportiva, como teste antidoping.

Devido a todas essas opções, percebe-se que o profissional pode atuar em diferentes áreas no mercado de trabalho, desde laboratórios até indústrias farmacêuticas.

Papel do biomédico na pandemia

É provável que, baseado no que foi dito sobre as atribuições do biomédico, você já tenha concluído que esse profissional é fundamental no combate à Covid-19. Enquanto médicos e enfermeiros se encarregam de diagnosticar o paciente e ajudá-lo no tratamento, o biomédico trabalha com dados, contribuindo no tratamento e na prevenção da doença. Vamos relembrar os últimos acontecimentos para entender como isso é feito.

A Covid-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, primeiramente identificada em 2019, na China. No Brasil, a doença chegou em fevereiro de 2020 e, a partir de então, grande parte dos biomédicos nacionais passou a dedicar atenção a ela.

Como é próprio de suas características, o coronavírus sofre mutações rápidas, o que influencia no modo como ele se manifesta em diferentes regiões. Era preciso, portanto, sequenciar o genoma do Sars-Cov-2 para o desenvolvimento das pesquisas. Quem fez esse trabalho? Os biomédicos, liderados pela pesquisadora brasileira Jaqueline Góes em apenas 48 horas.

A ajuda da Biomedicina para vencer a Covid-19 não terminou com o sequenciamento do genoma. Os profissionais da área são os responsáveis por identificar a presença do Sars-CoV-2 em amostras dos pacientes pelos estudos in vitro e in vivo, fases que antecedem os estudos clínicos. Além disso, eles também auxiliam a formalizar, acompanhar e apurar os resultados obtidos.

Aqueles que estão em algum grupo de risco da Covid-19 também podem contar com a ajuda da Biomedicina, que estuda formas de diminuir as chances de contágio. Para isso, o biomédico fornece dados sobre a sensibilidade e a resistência do vírus a determinadas substâncias, e negam informações falsas sobre a Covid-19 que poderiam colocar em risco a saúde de inúmeras pessoas.

Biomedicina e vacina Covid-19

Finalmente, chegamos a uma das atribuições mais importantes do biomédico durante a pandemia: o desenvolvimento da vacina. É ele que, neste momento, testa diferentes formas de desenvolver algo seguro e eficiente para as diversas cepas do vírus. O objetivo do profissional com as vacinas é antecipar o contato do nosso sistema imunológico com o vírus de forma segura. Essa tarefa pode ser realizada de diferentes formas. No Brasil, a vacina AstraZeneca neutraliza a ação do vírus a partir da proteína S do Sars-CoV-2. Já a CoronaVac trabalha com o vírus inativo.

Curso de Biomedicina

Para atuar como biomédico, é obrigatório que o interessado tenha cursado Biomedicina, realizado estágio e apresentado um trabalho de conclusão de curso (TCC). A duração média do curso é de quatro anos, durante os quais o estudante terá aulas teóricas, práticas, participará de seminários e congressos. Por pertencer à área de ciências biológicas, o curso de Biomedicina tem matérias das áreas de exatas e de biológicas, como bioestatística e biofísica. Geralmente, o aluno que opta por fazer Biomedicina é metódico e curioso. Outra característica necessária para a profissão é saber trabalhar  em equipe.

Biomedicina na Aport Educacional

Agora que você sabe sobre a importância das habilitações do Biomédico, especialmente neste momento de combate à Covid-19, já que esse profissional produz a vacina Covid, é possível que você queira entender ainda mais sobre o curso. Assim, a Aport Educacional é uma empresa de educação que oferece cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes com qualidade e inovação. Localizada no Rio de Janeiro, a instituição investe no modo semipresencial, com aulas teóricas on-line e aulas práticas presenciais, oferecendo praticidade à trajetória acadêmica do estudante. O curso de Biomedicina é um dos oferecidos pela Aport Educacional. Nele, o aluno tem acesso a excelentes aulas de Biomedicina por um valor justo. Visite o site para conhecer mais sobre a instituição e fazer um orçamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.