Aport Educaional

5 curiosidades sobre o curso de Biomedicina

Para algumas pessoas, escolher o curso da faculdade é uma missão muito difícil. Uma das opções de nível superior relacionada à área da saúde é a graduação em Biomedicina. O curso de Biomedicina oferece diversas possibilidades de atuação e o profissional tem uma enorme importância para o desenvolvimento de pesquisas no país. Venha saber mais sobre o segmento! 

Curiosidades sobre o curso de biomedicina
Saiba mais sobre “Biomedicina o que faz” e “Biomedicina áreas de atuação” | Foto: Freepik

A Biomedicina é a área científica que atua entre a Biologia e a Medicina por meio da pesquisa de doenças humanas e elementos ambientais. Ela foi desenvolvida a fim de compreender as causas, consequências e sintomas de doenças que comprometem a saúde da população e é responsável por desenvolver mecanismos para alcançar o diagnóstico e o tratamento de muitas doenças, algumas delas ainda sem cura.

Sendo assim, apresenta um papel de grande importância na saúde pública brasileira. Trabalhando em conjunto com médicos, farmacêuticos e biólogos, o profissional da Biomedicina é essencial para a área da saúde, ajudando no avanço tecnológico e científico, com conhecimentos acerca das doenças que afetam a humanidade. Nesse cenário, separamos cinco curiosidades sobre a Biomedicina que você precisa saber antes de iniciar o curso!

1. O profissional pode atuar em diversas áreas

Antes de iniciar um curso, é importante saber em quais áreas o profissional poderá atuar após se formar, já que a Biomedicina apresenta muitas opções de atuação. É comum que biomédicos trabalhem principalmente em hospitais, institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas e também na indústria de medicamentos. Mas, não é somente pesquisa de remédios: são mais de 30 áreas que abrangem biomedicina estética, genética, toxicologia e até acupuntura.

2. As matérias são muito variadas

Por ser uma área que apresenta um grande número de possibilidades de trabalho, o curso de Biomedicina também é abrangente em relação às matérias. Nos quatro ou cinco anos de faculdade, o aluno estuda muitos conteúdos voltados ao âmbito da Biologia, da Química e da Física. Tudo isso ligado diretamente aos sistemas do corpo humano e dos animais. O estudante vai aprimorar seus conhecimentos sobre disciplinas de diversas áreas: da morfologia das células ao desenvolvimento do processo saúde-doença, e também fundamentos da genética geral e molecular.

3. Biomedicina e Medicina são complementares

É comum que muitas pessoas confundam as duas áreas, mas os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. O foco está na pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos causadores de enfermidades e no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas. Por isso, a Biomedicina é tão importante para a área da saúde, já que serve como apoio para que outras áreas da saúde possam continuar em desenvolvimento. A Biomedicina e a Medicina exercem funções diferentes, mas são complementares.

4. É possível atuar em Medicina Veterinária

O biomédico é um profissional que trabalha com organismos e suas diferentes reações, mas isso não está limitado apenas ao corpo humano. É possível atuar também na Medicina Veterinária. De acordo com uma resolução do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) de 2008, o profissional biomédico está apto a executar as Análises Clínicas Veterinárias, desde que legalmente habilitado em Análises Clínicas.

5. O curso apresenta muitas matérias práticas

Apesar de ser uma área bastante voltada às pesquisas, o estudante de Biomedicina também precisa ter aulas práticas para que possa desenvolver suas habilidades e preparar-se para o mercado de trabalho. Se você está interessado pela profissão e deseja um ensino de qualidade com uma maior flexibilidade, não deixe de conhecer a Aport Educacional. A empresa oferece o curso de Biomedicina de forma semipresencial. Dessa maneira, é possível realizar as aulas teóricas a distância e as matérias práticas presencialmente. O formato é reconhecido pelo MEC e rende um diploma de biomédico válido para a inserção no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Aport Educacional é uma empresa de educação especializada em ensino ancorada em soluções inovadoras. Nossa empresa oferta cursos de qualidade de graduação e pós-graduação, além de cursos técnicos.

Posts populares

Leia também

Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar este site, você concorda com o uso destes cookies.