
Se você é profissional da área de saúde — ou até mesmo de outras áreas — e deseja atuar, especificamente, com saúde mental em uma perspectiva mais ampla, de gestão, aposte na pós-graduação em Atenção Psicossocial na Gestão do Cuidado. O curso é focado não apenas no tratamento, mas também na prevenção e conscientização, visando dar independência aos pacientes para lidar com seus transtornos de maneira eficiente. Tudo isso com uma abordagem interdisciplinar, humanizada e voltada à comunidade.
O que você aprende na pós-graduação em Atenção Psicossocial na Gestão do Cuidado?
No formato lato sensu, a especialização tem duração de 12 meses (um ano), é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e aberta a todos os profissionais que desejam atuar em unidades de atenção psicossocial. Psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e gestores de redes públicas e privadas com experiência em tratamento de saúde mental são os profissionais que mais se enquadram como público-alvo da pós-graduação.
Durante as aulas, você aprende uma série de competências ligadas à gestão, como fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); planejar, coordenar e avaliar serviços e programas de saúde mental; e implementar linhas de cuidado e organização de fluxos assistenciais na atenção psicossocial. Também é esperado que você adote tecnologias, estratégias inovadoras e práticas sustentáveis na organização dos serviços de atenção psicossocial e saúde mental ao longo do curso.
Onde trabalhar após a conclusão da especialização?
A especialização em Atenção Psicossocial na Gestão do Cuidado te prepara para atuar em diversas frentes de trabalho, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, ONGs e demais instituições que empregam o serviço de gestão de serviços de saúde mental. Inclusive, há redes de atenção psicossocial associadas à Atenção Primária à Saúde (APS), ou Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial e principal ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Aposte na Aport Educacional
No Rio de Janeiro, existem pós-graduações em Atenção Psicossocial na Gestão do Cuidado de excelência, que atendem profissionais das mais variadas formações. Se você deseja realizar esse curso ou outros semelhantes (como o de Gestão em Saúde na Atenção Primária ou o de Saúde da Família), vale a pena entrar em contato com a Aport Educacional para saber tudo sobre a especialização.
Em parceria com a BS School of Biomedicine, a Aport Educacional também oferece cursos de pós-graduação na área médica a estrangeiros que queiram se especializar no Brasil. Os cursos seguem a legislação brasileira e são classificados como lato sensu. Todos são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC), o que permite que os alunos estrangeiros possam validar o diploma em seu país de origem ao se graduarem.